top of page

Decoração com Arte Urbana: como você pode ajudar a criar cidades mais belas e coloridas para viver

Em 2019 tive vontade de aprender a fazer murais e levar arte (antes apenas em quadros e papel) para uma escada maior: a rua. Então busquei aulas e encontrei no @agenda.urbana um espaço de arte, vida e cultura da cidade de Florianópolis. Aprendi com o querido @mariafetcriu, muito mais que técnicas de Artes Urbanas, mas também a aceitar toda forma de expressão urbana e acima de tudo, humana!

Aproveita e já comenta aqui embaixo se você quer que eu conte mais sobre quais são essas técnicas de artes urbanas (bomb, pixo, grafitti), que eu juro que escrevo um post sobre isso qualquer hora :)


Mas bora lá! Foi por ver e sentir na pele o poder que a arte tem, é que hoje eu defendo com unhas e dentes o apoio as artes urbanas! Checa essa pasta que eu separei no Pinterest com alguns exemplos incríveis, vai: só clicar aqui. ARTE TRANSFORMA MEEEEESMO! COMO VOCÊ PODE COLABORAR PARA TER UMA CIDADE COM MAIS ARTE?

São várias as maneiras que você pode ajudar: sendo ou não um artista você mesmo, ok? Então vem comigo. Para termos mais MURAIS URBANOS, precisamos basicamente de:

  1. Artistas: São as pessoas que criam e executam a ideia que vai pra parede/muro/fachada! Se você é um artista, pode buscar se capacitar para pintar muros (fica aqui o contato do Agenda Urbana, para quem é de Florianópolis) ou se unir a outros artistas da sua região e criar um Movimento de Arte Urbana!

  2. Espaços: São as paredes que são livres para a realização das pinturas pelos artistas! Muros estão na cidade, mas legalmente são de propriedade privada - e portanto, todo arte urbana deve ser autorizada pelo "dono do muro". Aqui no Brasil, não há a valorização generalizada desse tipo de arte e portanto, não temos o costume de alimentar a base de dados com muros livres (como em outros lugares do mundo). Ou seja: é mais difícil para os artistas ter contato com os donos dos muros e ganhar a liberação do uso para a arte. Muitos artistas acabam optando pela clandestinidade ou apenas realizando trabalhos comerciais (pagos por alguma marca, comércio - que limita a criação) ou fruto de editais municipais (os raros incentivos culturais do governo).

  3. Materiais: Tintas de parede misturadas com corantes acrílicos, pintada com borrifadores, pinceis e rolinhos, e as famosas tintas spray, que podem variar de R$20 a R$40 reais a lata! Várias cores, e vários metros quadrados: some tudo e você vai ver que pode ficar bem caro pintar uma fachada inteira de um prédio. Dependendo da altura e dimensão da obra pode-se precisar também de escadas, andaimes, ou guindastes!


Resumindo:

  • Para todos os que não se consideram artistas, você pode incentivar esse tipo de arte: divulgue o trabalho desses artistas, enviando suas obras para alguém que não conhece, postando fotos em frente aos murais, agradecendo o artista por e-mail ou mensagem (é sempre bom receber uma mensagem de carinho);

  • Você pode também sempre estar de olhos abertos para espaços livres, converse com donos de grandes muros brancos e disponibilize seu próprio muro para uma arte urbana! Pode usar esse link aqui para isso.

  • Vários artistas e muralistas aceitam doações de materiais para a criação de artes urbanas, ou seja, você pode ser patrono de um belo mural no seu bairro ou cidade. Legal né? OBS: Se quiser me comprar uma latinha spray, manda um PIX e WHATS (48991221612) com o valor da doação +0,52 centavos, pra eu identificar, ok?


Divulgue esse movimento, que traz mais cor e vida para nossas cidades! Vamos juntos fazer com que a as artes urbanas ganhem o prestígio que merecem na nossa cultura brasileira! Somos seres criativos e alegres, e merecemos viver em cidades e bairros que reflitam essa nossa essência!


No mais, mantenha-se em contato: siga minhas redes sociais, e dê uma olhadinha nos MURAIS que eu fiz! Ou dê uma olhada das ARTES que estão disponíveis para compra hoje!


GRATILUZZZ por estar aqui comigo!


Até breve,

Marina Klein

 
 
 

Commenti


seja uma das primeiras pessoas a saber das novidades do atelier :)

Feito! Nos falamos em breve!

©2024 por Marina Klein

bottom of page